BLK Sistemas Financeiros desenvolve algoritmo focado em Market Makers


Novidade foi criada para facilitar operações dos Formadores de Mercado ao possibilitar que estratégias cumpram, automaticamente, as regras exigidas para este tipo de operação



Mais uma vez inovando, a BLK Sistemas Financeiros acaba de desenvolver um algoritmo para os Market Makers, em que é possível realizar diversas estratégias que cumprem automaticamente as regras estabelecidas pela BM&FBOVESPA, nos segmentos de ações, ETFs e opções de índices.


Market Maker, ou Formador de Mercado, é o nome dado às instituições que se propõem a garantir liquidez mínima e referência de preço para determinados instrumentos. Esta função pode ser desempenhada por corretoras, distribuidoras de valores, bancos de investimento ou bancos múltiplos com carteira de investimentos que, ao receberem permissão da BM&FBOVESPA, assumem a obrigação de colocar no mercado ofertas diárias de compra e de venda para estes ativos.


Para desempenhar o papel de Market Maker, existem regras como apresentar uma quantidade mínima de ações para cada oferta, respeitar o spread máximo calculado para cada ativo com base na volatilidade verificada ao longo de um determinado período de tempo, entre outras. A BLK criou o algoritmo visando facilitar o trabalho do Formador de Mercado e dar dinamismo às operações, evitando que a preocupação com a aplicação de cada norma tome muito tempo e atenção do operador, permitindo que este se preocupe apenas com a execução de suas estratégias.


“Nos preocupamos com todos os tipos de investidores e operações existentes no mercado brasileiro, e o Market Maker é um deles. Somos líderes em algoritmos no Brasil por tropicalizarmos este conceito, adaptando a agilidade desta tecnologia para as necessidades e características do nosso mercado”, afirma Rogério Paiva, sócio-diretor da BLK Sistemas Financeiros.